8 de junho de 2011

Iluminação - tipos de luminárias

Na iluminação podemos usar vários tipos de luminárias. As luminárias são constituídas pelos aparelhos com as lâmpadas, e têm função de proteger as lâmpadas, orientar ou concentrar o facho luminoso, difundir a luz, reduzir o ofuscamento e proporcionar um bom efeito decorativo.

Plafon: luminária de teto. Não é embutida, ou seja, fica para fora do forro. Existem Plafons de todos os formatos e materiais, de cristal, vidro, madeira, alumínio, acrílico, tecido.

Embutido: luminária de teto. Fica embutida em um forro, que pode ser de diversos materiais, como gesso, madeira,  pvc, ...

Pendente: Luminária de teto. É uma luminária que pende do teto por um cordão ou poste. É uma luminária suspensa a partir de um dispositivo com mais de 40cm. Antigamente era chamada de lustre.

Arandela: Luminária de parede. Qualquer iluminação apoiada em paredes é considerada arandela.

Balizador: Luminária destinada à orientação, que indica um caminho. Produto usado em entradas, escadas, caminhos e jardins. Muito utilizado por paisagistas. 

Abajur: Luminária de mesa. A palavra abajur vem do francês (abat-jour) que significa “abaixar a luz”.

Coluna ou tocheiro: Luminária de piso para uso interno. Na realidade é um abajur de chão. É muito versátil.

Espeto: Luminária direcionada de jardim. Utilizado para iluminar árvores, arbustos, muros ou qualquer outro elemento de modo a obter o efeito desejado.

Poste: Luminária de piso para uso externo

Embutido de piso: Luminaria embutida em um piso, que pode ser de concreto, grama, cerâmica, .... Utilizada em ambientes internos e externos.

Spot: Toda luminária direcionada. Pode ser plafon, embutido, pendente, ...

Trilho: Luminária com vários spots direcionados.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Total de visualizações