15 de junho de 2011

ECODESIGN

Por Lydia Bonini

Ecodesign ou “design verde” é o termo utilizado para uma tendência mundial que  cresce aceleradamente nos campos da engenharia, arquitetura e design tendo como objetivo principal o desenvolvimento de produtos, ambientes, sistemas e serviços que aproveitem melhor a tecnologia produzindo itens que sejam fruto de uma energia limpa, mais sustentáveis e com isso sem impacto ambiental, ou seja, amigáveis para o meio ambiente.
O ecodesign, juntamente com a utilização de usinas de energia limpa ( usinas que não poluam o ar, solo e água ) e a agricultura orgânica ( agricultura natural, sem o uso de produtos químicos ), são alguns dos principais pilares do desenvolvimento sustentável.
O ecodesign é baseado nos seguintes princípios: materiais ecológicos, utilização racional de energia, qualidade avançada, alta reciclagem, entre outros.
Hoje, o arquiteto e/ou o design de interiores como criador e gestor de projetos, sejam eles residenciais, comerciais, industriais, recreação ou transporte, deve estar antenado com as novidades de produtos que farão a ambientação do espaço, visando melhor aproveitamento de materiais: revestimentos e peças, bem como otimizando os recursos naturais nos ambientes, como energia: uso de energia renovável, água: racionalização e minimização de resíduos e ambiente: qualidade do ar e conforto (iluminação natural e artificial).
Podemos destacar, como exemplo, um projeto de interiores de uma sala de estar, e na composição das peças desse ambiente, o sofá que deve ter todos os elementos envolvidos no desenvolvimento da sustentabilidade, incorporando desde o plantio e a colheita correta das árvores que servirão como matéria prima da fabricação desse sofá, até a resina que protegerá o tecido dessa peça. Desta forma, muitos profissionais de diversas áreas de atuações participam, sejam diretamente ou indiretamente, de um projeto de interiores. Percebemos que cada peça do mobiliário de um ambiente, como esse sofá, deve ser executada com materiais de baixo impacto ambiental, e até o projeto de iluminação deve ser desenvolvido com foco em eficiência energética que faz parte do projeto de interiores desse ambiente.
Verificamos que algumas soluções na fabricação dos produtos, já estão atestadas e devem ser cada vez mais utilizadas pelos profissionais, como madeiras de manejo sustentável, restos e sobras de materiais, materiais alternativos, como bambus, cascas de coco para revestimentos, pastilhas feitas com chifres e ossos, além de objetos feitos em couro.
O ecodesign é, acima de tudo, o reconhecimento de que como civilização devemos aproximar-nos novamente da Natureza e aprender ou reaprender dela os seus processos naturais e aplicá-los quando possível ao mundo material e artificial do homem e pode ser classificado como uma etapa anterior ao design sustentável,conceito usado erronêamente, já que a ideia de uma sociedade sustentável em todos os seus âmbitos implica uma mudança de todos os sistemas de produção, manufatura, consumo e pós-consumo que somente ocorrerá quando as sociedades tiverem uma mudança de paradigmas gerando novos sistemas de pensamento e inovações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Total de visualizações