25 de maio de 2011

Iluminação - conceitos

Num projeto de interiores a iluminação deve possibilitar criar sensações e condições esperadas para diferentes momentos. É preciso trabalhar com diversos tipos de iluminação combinados, criando camadas de luz que se superpõem, e que podem ser acesas juntas ou isoladamente, atribuindo personalidade ao espaço, e contribuindo com o bem estar, conforto e motivação.
Para a criação do ambiente são considerados três tipos de iluminação:

1. Iluminação geral
Também conhecida como iluminação básica, é uma iluminação uniforme em um ambiente, sem a incorporação de qualquer efeito visual diferenciado.
Esta iluminação fornece uma visão geral do ambiente, permite uma boa orientação, garantido que os objetos, as pessoas e a arquitetura do ambiente estejam visíveis. Possibilita uma circulação fácil e segura.
Não precisa ser necessariamente feita no teto (pendentes, plafonds). Pode ser na parede (arandelas) ou luminárias de mesa e de piso, além das sancas com luminárias ou lâmpadas embutidas, desde que preencha o ambiente com luz.

2. Iluminação de destaque
É uma iluminação focalizada, que é usada para iluminar os objetos em repouso dispostos no ambiente, tais como quadros, estantes, obras de arte, cortinas, elementos arquitetônicos, ...
Esta iluminação conduz a pessoa, valoriza o que tem de bonito ou o que se quer destacar e é complementar à luz geral.

3. Iluminação de tarefa ou trabalho
É uma iluminação que se posiciona próxima ao local onde é realizado alguma atividade específica e fornece luz suficiente para ajudá-lo a executar a tarefa à mão, por exemplo a leitura, o cozimento, a maquiagem, a barba, trabalhos manuais, ...
Devem ser orientáveis e versáteis, permitindo direcionamento sobre a tarefa a ser executada evitando a sombra. A luz não deve estar atrás do usuário. É uma iluminação importante para não forçar a vista.
Deve-se também manter acesa a iluminação geral, com menor intensidade, para não se ter contraste excessivo entre a tarefa e o ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Total de visualizações